ressaca eterna sobre faq index

29.9.23

verka serduchka

Escrevendo relato atrasado, mas o que vale é a intenção.

Saí de casa tarde. Peguei o tram certo, mas que o Google Maps erroneamente me disse que parava mais perto do local do que realmente parava. Andei quase 1km, seguindo um grupinho que parecia estar indo para o show também.

Tinha um DJ tocando típica música Eurotrash (amo), que deixou o palco por um grupo de 3 homens mascarados e usando capas pretas. Os caras dançando super animados, cantando em leto, até a próxima música chegar e eles tirarem a máscara e a capa... eram 3 caras de meia idade – um deles o cantor usando uma camisa polo e calça jeans. Achei hilário, mas admiro o hustle.

E aí finalmente chegou a Verka Serduchka.

Ela já chegou chegando. Começou com Dancing Lasha Tumbai (I want to see... russia goodbye). E não parou depois disso. Não brinco ao dizer que foi provavelmente um dos shows mais divertidos que já fui. Seja pela música animada, pelo espiríto de compaixão, ou pelo fato de que todo mundo respeitava uma certa distância pra todo mundo ter espaço de pular e dançar como bem quisesse. E eu pulei, e dancei, e arrisquei cantar ucraniano/russo.

Momentos desses podiam durar pra sempre, mas não duram. O importante é que consegui ouvir todas as músicas que mais gostava. Estava filmando a bandeira da Polônia no palco quando Гоп-Гоп começou e dá pra notar minha empolgação no vídeo. A penúltima música do show foi Всё будет хорошо, e ninguém parecia ainda cansado de dançar. Para o encore, tivemos Lasha Tumbai de novo, mas dessa vez com o Andriy e não a Verka.

Na saída do show eu tava tão animada que ao ver as meninas na minha frente comprando merch da Ucrânia, decidi ir também. Vi uma bandeira e pensei "por que não?" Perguntei o preço e me arrependi amargamente de ter ignorado todas as lições sobre números no Duolingo de ucraniano. Peguei uma nota de 10 e o cara repetiu, e dessa vez eu entendi o два mais claramente e morri em 20 euros. Mas tá okay. Talvez posso usar a bandeira pra comemorar a vitória da Ucrânia, que eu espero que chegue em breve. Quem sabe a próxima vez que eu veja a Verka não seja em Kyiv?

22 de Setembro, 2023 
Wondersala – Rīga

Nenhum comentário: